26/01/20

Sem título.jpg
Brasilia, DF


Postada em:
Escolaridade:
Local de trab:


 
Unaids

Estágio

  
.
  
UNAIDS quer ampliar sua Diversidade buscando também profissionais profissionais TRANS e abre seu programa de Estágio Profissional Afirmativo em BRASILIA

PROGRAMA DE ESTÁGIO PROFISSIONAL AFIRMATIVO – UNAIDS BRASIL

Contratante: Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS)
Localização: Brasília
Tipo de Contrato: Estágio Remunerado
Duração do Contrato: 6 meses
Carga horária: 37,5 horas semanais
Prazo final para candidatura: 07/02/2020

CONTEXTO

O Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil lidera e inspira o mundo para alcançar sua visão compartilhada de zero nova infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à AIDS. O UNAIDS une os esforços de 11 organizações das Nações Unidas—ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial—e trabalha em estreita colaboração com parceiros nacionais e globais para acabar com a epidemia da AIDS até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O relatório global mais recente do UNAIDS mostrou que, pela primeira vez, mais da metade de todas as novas infecções por HIV no mundo estão ocorrendo entre populações-chave, entre elas: trabalhadoras do sexo, pessoas que usam drogas, gays e outros homens que fazem sexo com homens, travestis e transgêneros, além de pessoas privadas de liberdade—e seus parceiros e parceiras. Os números demonstram que pessoas que fazem parte de populações-chave—que são chave para a dinâmica e chave para a resposta ao HIV.
Neste contexto, o Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) criou, a partir deste ano de 2020, o Programa de Estágio Profissional Afirmativo para que pessoas pertencentes a estas populações mais vulneráveis ao HIV possam ter a oportunidade de trabalhar com o tema e adquirir novas competências e habilidades nas áreas de atuação do UNAIDS e, desta forma, ampliar suas oportunidades profissionais após o estágio.

CANDIDATURAS

O estágio profissional afirmativo é remunerado e as funções serão desempenhadas em Brasília. Serão consideradas candidaturas de estudantes de mestrado—ou que estejam cursando o último ano de graduação—nas seguintes áreas: Relações Internacionais, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação Social, Design Gráfico, Ciência Política, Ciências Sociais ou nas áreas da saúde, como Saúde Coletiva, Epidemiologia e áreas afins.

IMPORTANTE: O vínculo com uma instituição de ensino é quesito obrigatório para a vaga. Conhecimento avançado do idioma inglês será considerado uma importante vantagem.
O Programa de Estágio Profissional Afirmativo do UNAIDS encoraja a candidatura de pessoas pertencentes ou que tenham vivência junto às populações-chave mencionadas acima, incluindo também pessoas vivendo com HIV e populações prioritárias (pessoas negras ou indígenas).
O estágio profissional afirmativo é uma oportunidade de contato direto com as atividades de um organismo internacional, proporcionando às pessoas selecionadas no processo capacitação e experiência prática.

AREAS DE ATUAÇÃO

O trabalho de estágio profissional afirmativo no escritório do UNAIDS no Brasil acontecerá em um ou dois dos departamentos existentes atualmente:
• Administração/Finanças: controle e organização de arquivos, apoio no controle de viagens, processos operacionais, correspondências, apoio logístico para funcionamento do escritório, entre outras.
• Programa: apoio no levantamento e sistematização de dados e informações técnicas, preparação de apresentações e relatórios, traduções de documentos, apoio no monitoramento e prestação de contas de projetos, acompanhamento de reuniões internas e externas, elaboração de informativos, cartas oficiais e apoio na organização logística de eventos e reuniões, entre outras.
• Comunicação: apoio no monitoramento de mídias tradicionais e sociais, na elaboração de conteúdos para as plataformas online do UNAIDS no Brasil, traduções, textos diversos e apoio na cobertura de eventos, reuniões e lançamentos de publicações, entre outras.

Ao trabalhar sob a supervisão de um funcionário sênior do UNAIDS responsável pelas áreas acima, estas pessoas terão a oportunidade de adquirir um conhecimento aprofundado sobre a estratégia de cooperação implementada pelas Nações Unidas no País, com foco no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no alcance das metas de prevenção, tratamento e zero discriminação rumo ao alcance do fim da epidemia de AIDS até 2030.

VALORES

• Integridade;
• Comprometimento com a resposta à AIDS e respeito aos valores e normativas das ONU;
• Respeito a diversidade de orientação sexual, identidade de gênero, raça e etnia e sorologia para o HIV;
• Fácil adaptação a mudanças;
• Disposição para o trabalho em equipe.
Competências
• Ser responsável, organizado/a e colaborativo/a;
• Ser proativo/a e conseguir realizar atividades simultâneas, observando critérios de prioridade;
• Desenvolver e aplicar os conhecimentos profissionais;
• Pensar analítica e estrategicamente;
• Trabalhar em equipe / autogestão e gestão de relacionamentos interpessoais;

Pré-requisitos:

• Estar matriculado/a no último ano de curso de graduação ou em curso de pós-graduação em instituição de ensino superior reconhecida;
• Domínio de português
• Conhecimentos de informática (pacote Microsoft Office e uso da
internet);
Page 3
• Interesse em temas de Saúde Pública, Direitos Humanos, em especial aqueles relacionados à epidemia do HIV e a questões de gênero, raça/etnia e população LGBTI+.
• Conhecimento avançado de inglês será considerando uma vantagem.

DURAÇÃO DO ESTÁGIO PROFISSIONAL
O estágio terá duração de 6 meses, em período integral, completando 37,5 horas semanais.
A remuneração bruta é aproximadamente R$2.500,00 mensais

Procedimentos: Preencha as informações de seu currículo (CV), informações pessoais e motivação neste link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpAGqhKb_8WgF3WasC2_Q7uVACbNJUlll1BDxa9F9BI6D24Q/viewform

Apenas candidatos/as pré-selecionados/as receberão e-mail com as instruções para as etapas seguintes do processo.

Data prevista para início do programa de estágio profissionaal: março/2020
Candidatar