05/07/21

Sem título.jpg
Ilhéus, BA
En. Superior


Postada em:
Escolaridade:
Local de trab:


 
GIZ no Brasil

Assessor/a Técnico/a

  
.
  
Estamos seguindo recomendações do Comitê de Crises e Riscos da Empresa (CRMT) e, por enquanto, estamos trabalhando de forma remota até nova avaliação pelo comitê do momento da Pandemia.

O/A candidato/a irá integrar a área temática de bioeconomia e uso sustentável da GIZ e o seu local de trabalho será em Ilhéus no Estado da Bahia. Como Assessor/a Técnico/a do projeto “Aumentar renda e fortalecer cadeias de valor de cacau através da introdução e do melhoramento de sistemas agroflorestais de cacau nos biomas da Amazônia e da Mata Atlântica”, será responsável para implementar, monitorar e relatar as atividades previstas em conjunto com parceiros/as do projeto. Portanto, sua atuação se dará em todos os componentes do projeto. Além disso, espera-se a cooperação com o projeto internacional “Collaborative Action Transforming Cocoa” que também se destina a ajudar a melhorar a renda dos produtores/as de cacau e recuperar áreas degradadas nos estados da Bahia e do Pará.

SOBRE O PROJETO

O projeto “Aumentar renda e fortalecer cadeias de valor de cacau através da introdução e do melhoramento de sistemas agroflorestais de cacau nos biomas da Amazônia e da Mata Atlântica” é executado conjuntamente entre as empresas Mondelez e GIZ, no âmbito do programa DeveloPPP.de do BMZ - Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento.

O projeto tem como objetivo aumentar a renda de agricultores familiares, preservar florestas e recuperar áreas degradadas no Pará e no Sul da Bahia. Na Bahia, os agricultores familiares são apoiados e treinados em melhorar a produtividade dos seus plantios de cacau, assim conservando a floresta. No Pará, eles são treinados para criar novos sistemas agroflorestais de cacau para recuperar áreas degradadas em lugares estratégicos para conter o avanço do desmatamento. Complementando as inovações produtivas, os empreendimentos coletivos das/os agricultoras/es familiares são apoiados para diversificar e otimizar a sua produção e melhorar o seu acesso a mercados públicos e privados. O projeto está sendo implementado através de quatro componentes:

I. Assistência técnica para agricultores/as familiares e desenvolvimento de capacidades

II. Estratégias de acesso a mercados e gestão de negócios

III. Cumprimento da regulamentação ambiental, recuperação de paisagens e gestão do uso da terra

IV. Monitoramento, avaliação e intercâmbio de conhecimento entre as duas regiões do projeto

Parceiros/as do projeto incluem: The Nature Conservancy (TNC), Partnerships for Forests (P4F), o Centro de Inovação do Cacau (CIC), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Instituto Humanize e o Instituto Arapyaú.


PRINCIPAIS TAREFAS

· Coordenar a implementação do projeto “Aumentar renda e fortalecer cadeias de valor de cacau através da introdução e do melhoramento de sistemas agroflorestais de cacau nos biomas da Amazônia e da Mata Atlântica” junto com os/as parceiros/as

· Conduzir a organização de atividades de assistência técnica e treinamento

· Coordenar o desenvolvimento de capacidades para gestão de empreendimentos coletivos e acesso ao mercado

· Dialogar e manter a estratégia conjunta com outros atores que apoiem os/as mesmos/as beneficiários/as

· Organizar atividades de regularização ambiental, recuperação de paisagens e gestão do uso de terra

· Desenvolver e gerir o intercâmbio de conhecimentos entre stakeholders relevantes das diferentes regiões do projeto

· Conduzir a promoção de inclusão social de mulheres e jovens com base em análises de gênero e juventude

· Monitorar atividades e preparar relatórios periodicamente

· Outras tarefas atribuíveis à função, conforme orientação do superior imediato.

ATENÇÃO: Candidatura disponível até 11/07/2021.

O link para vir com a gente está logo abaixo. Não esqueça de mencionar que é da TRANSEMPREGOS para que possamos dar uma atenção ainda mais especial