10/02/21

Sem título.jpg
Remoto
En. Superior


Postada em:
Escolaridade:
Local de trab:


 
Digital House

Tutor/a/e de Alunos

  
.
  
A pessoa dedicada ao papel de Tutoria precisa dispor de escuta ativa, resiliência, adaptabilidade e gestão de conflitos. É aquela que estará com foco direto no aluno, utilizando dados obtidos ao longo da jornada, para que com isso possa ter uma atuação conciliadora quando o aluno demonstrar insatisfações e dificuldades. Além disso, deve se posicionar a partir de um caráter preditivo, orientando aqueles alunos que demonstram dificuldades de aprendizagem ou relacionamento, ainda que não tenham verbalizado isso.



Tutores não precisam ter especialização em psicologia ou psicopedagogia, ainda que ambos os conhecimentos sejam um diferencial para a vaga. Podem ser professores que demonstram características de organização, empatia e proatividade em reconhecer o momento do aluno e propor experiências de aprendizagem personalizadas. Também deve ter de olhar ao aluno que pode, porventura, apresentar características psicológicas que afetem seu desempenho, podendo inclusive comprometer aspectos além do estudantil; tendo cuidado para direcionar de maneira segura os casos mais significativos.



Cabe aos tutores, focar na construção personalizada de soluções educacionais junto aos alunos, tratando casos individualmente, sugerindo métodos de estudo, dinâmicas de foco e acessibilidade aos conteúdos, bem como acompanhar os alunos em busca de soluções institucionais. Por outro lado, ter uma visão generalista e propor workshops e criação de materiais que orientem os alunos nos temas de estudo, autodidatismo, aprender a aprender e afins.



Missão:

Retenção de potenciais baixas
Prevenir possíveis conflitos na sala de aula entre alunos e/ou alunos e professores.
Buscar a melhoria contínua na experiência do aluno.


Tarefas:



Tutoria do aluno

Intervenção com alunos difíceis, potenciais baixas, perturbadores, etc.
Gerenciamento de baixas de alunos;
Acompanhamento de desempenho e dispersão de alunos cruzando dados de assistência, strikes, pesquisas… No futuro, incorporando dados qualitativos do desempenho do aluno com quizzes, exercícios e entregas aos professores.
Leitura, análise e propostas sobre as pesquisas;
Calibrações em diferentes etapas da jornada do aluno;
Observação das aulas para detectar potenciais conflitos, ou para diagnosticar e depois intervir em situações com um estudante;
Workshops e levantamento de conteúdo para alunos, com foco na aprendizagem, inclusive com personalização e autodidatismo.



Tutoria + Pedagogia, Professores, Coordenação, Planejamento



Reuniões semanais de coordenação, planejamento e pedagogia + tutores
Demanda e acompanha dados relativos ao desempenho do aluno, de modo a tomar decisões em conjunto sobre a jornada
Atua ativamente no levantamento de insights para resolução de conflitos ou dificuldades de aprendizagem, auxiliando os pares nas ações diretas com os alunos;
Participa das tomadas de decisão sobre ações dirigidas aos alunos;
Responsável pelo fluxo de baixas e cancelamentos, sempre no intento de orientar os alunos e propor a retenção.
Participa do levantamento de temas e propostas de formação para os professores.
Encaminha os casos sem reversão às áreas destinadas a acompanhamento e tomada de decisão.